Wayenergy, a electricidade que vem do chão

Wayenergy, a electricidade que vem do chão

Em 2008, dois jovens mestrandos de Engenharia Electromecânica da Universidade da Beira Interior (UBI), Francisco Duarte e Filipe Casimiro, inventaram um sistema inovador que, aplicado ao pavimento, permite gerar energia eléctrica a partir do movimento de pessoas e veículos sobre a sua superfície.

Segundo conta a Notícias Sábado, do Diário de Notícias, este sistema pode ser aplicado em zonas de grande circulação de pessoas ou veículos, como centros comerciais, estações de transportes públicos ou até na própria estrada. Sempre que utilizado, o sistema capta a energia cinética e transforma-a em energia eléctrica.

Com esta ideia, que foi imediatamente acarinhada pelos professores do departamento de Engenharia Electromecânica da UBI, Francisco Duarte e Filipe Casimiro, hoje com 26 e 25 anos, venceram dois prémios: um organizado pelo ISCTE-IUL e MIT – Portugal Venture Competition -, no valor de cem mil euros, e outro pela EDP – Prémio Inovação/EDP Richard Branson – avaliado em cinquenta mil euros.

Através desta ajuda financeira, os dois portugueses criaram a empresa Waydip, que vai desenvolver o projecto Wayenergy. “O suporte financeiro permite-nos desenvolver os protótipos à escala real, bem como fazer o pedido internacional da patente do sistema”, explicaram os responsáveis à Notícias Sábado.

Recorde também um projecto similar, que estará a ser desenvolvido nos Estados Unidos. 

EDP, MIT e ISCTE continuam atentas ao desenvolvimento do projecto, que já foi sondado também por várias empresas, sobretudo ligadas ao sector das estradas, construção, energias renováveis e eficiência energética.

Um projecto sustentável, inovador, português e… para acompanhar também no Green Savers.

Comentários (Facebook):

Patrocinadores