odezhda dlya sobak mylovelypet.ru magazin odezhdy dlya sobak, kupit osheynik anti lay mozhno tut - osheynik-anti-lay

Brasil: Universidade Federal Fluminense e empresa alemã vão produzir energia limpa

Brasil: Universidade Federal Fluminense e empresa alemã vão produzir energia limpa

A Universidade Federal Fluminense (UFF), no Brasil, e a Fuhrländer, fabricante alemã de sistemas de energia eólica e solar, estabeleceram uma parceria para construir um aerogerador, visando fornecer energia eléctrica a cerca de 40 mil pessoas.

De acordo com o site Exame, o acordo estabelecido no início deste mês prevê ainda a construção de dois laboratórios na UFF, em Iguaba Grande, na Região dos Lagos.

Num dos laboratórios, será instalado o aerogerador e no outro existirão cinco módulos – que serão instalados nos tectos de prédios da universidade, nos municípios de Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Angra dos Reis, Búzios e Niterói – para captação de energia

Cada módulo contará com um aerogerador e uma estação anemométrica que verifica os ventos e a temperatura.

 “O Brasil precisa de profissionais na área da energia e faltam pesquisas sobre as especificidades do país no que diz respeito ao vento e às energias renováveis não poluentes”, afirmou Geraldo Tavares, professor de engenharia eléctrica e director do Laboratório de Energias e Ventos da UFF.

“[Esta parceria] é uma oportunidade para o Brasil aproveitar a qualidade de seus ventos, que têm uma velocidade de 8,5 metros por segundo. Pretendemos transferir parte dos cursos da Academia Fuhrländer, adaptando-os às condições do Brasil. Além disso, teremos um laboratório em escala real para treinar os profissionais, mas também para fazer pesquisas na área, principalmente na de qualidade de energia, de desempenho de aerogeradores”, acrescentou o responsável.

Geraldo Tavares revelou ainda que “se conseguirmos optimizar este sistema de controle para os nossos ventos, podemos ter um aumento na produção de energia de 5%, o que é uma quantidade muito grande.”

Comentários (Facebook):

Nome

E-mail (não será publicado)

Site

Comentário

Recomendações

Blogroll