odezhda dlya sobak mylovelypet.ru magazin odezhdy dlya sobak, kupit osheynik anti lay mozhno tut - osheynik-anti-lay

Lisboa: Faculdade de Arquitectura em risco de fechar

Lisboa: Faculdade de Arquitectura em risco de fechar

A Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (UTL) poderá fechar as portas no final do ano lectivo, de acordo com o reitor da UTL, António Cruz Serra. Em causa está a falta de verbas para pagar os salários a partir do mês de Junho, o que levará, entre outros, à não renovação do contrato dos professores convidados.

“É óbvio que temos um risco de execução orçamental muito grande e é possível que cheguemos a meio do ano sem capacidade de pagar salários. A situação é muito difícil”, explicou à agência Lusa António Cruz Serra,

“Estamos a sensibilizar o ministério para o problema e a tentar arranjar soluções”, explicou o reitor, que respondia a uma notícia do semanário Sol que dava o encerramento como muito provável.

O reitor da UTL confirmou que a execução mensal da faculdade é negativa devido a vários factores, mas “o mais importante é a descida das transferências do Orçamento do Estado”. “Todos os anos desce e isto um dia não dá, não é?”, questionou Cruz Serra, salientando que o nível de despesa, além dos custos com pessoal, já é baixíssimo”.

“Aquilo que precisamos de demonstrar é que, em regime permanente, a faculdade é sustentável, porque o que nós temos aqui é um problema orçamental, é mais do que um problema de tesouraria”, especificou, considerando que o único instrumento que ainda poderá ser utilizado para reduzir as despesas é a não renovação de contratos com os professores convidados.

Hoje, o número de docentes da faculdade ronda os 120. “A única alternativa para reduzir significativamente a despesa é a diminuição radical do número de docentes convidados”, argumentou Cruz Serra.

A Faculdade de Arquitectura da UTL é, a par da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, a referência do ensino da arquitectura, design e urbanismo em Portugal. Por lá passaram nomes como Pardal Monteiro, Cassiano Branco, Cottinelli Telmo, Fernando Silva, Francisco Keil do Amaral, Gonçalo Byrne, João Abel Manta, Manuel Salgado, Nuno Teotónio Pereira ou Tomás Taveira.

Comentários (Facebook):

Nome

E-mail (não será publicado)

Site

Comentário

Recomendações

Blogroll