odezhda dlya sobak mylovelypet.ru magazin odezhdy dlya sobak, kupit osheynik anti lay mozhno tut - osheynik-anti-lay

América Latina: desastres naturais causados pelas alterações climáticas atrasam metas de desenvolvimento

América Latina: desastres naturais causados pelas alterações climáticas atrasam metas de desenvolvimento

Todos os anos, os Países da América Latina são assolados por desastres naturais, eventos extremos causado pelas alterações climáticas e que estão a atrasar as metas de desenvolvimento previstas para este continente.

De acordo com o coordenador de Assuntos Humanitários da ONU (Organização das Nações Unidas) para a América Latina e o Caribe, Gerard Gómez, os fenómenos climáticos são hoje “mais agressivos e menos previsíveis”, o que estará a pôr em risco “os avanços do desenvolvimento”.

A conclusão é fácil de tirar. Os desastres naturais representam perdas milionárias em cultivos e infraestruturas, e precisam de uma delicada atenção sanitária e humanitária. Ou seja, saem caro.

Gerard Gómez está no Panamá com 150 delegados de países latino-americanos e que trabalham em gestão de desastres. O objectivo do encontro é coordenar políticas comuns de acção, no caso de desastres naturais futuros possam pôr em risco ou tornar mais lentos os processos de atingir os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.

Leia também este texto do The Guardian (em inglês), que diz que os fenómenos extremos aumentaram na última década e que foram, muito provavelmente, causados pelas alterações climáticas.

Recorde-se que os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio foram estabelecidas em 2000, um compromisso assinado por 192 Países-membros das Nações Unidas e que tem como prazo o ano de 2015.

Os fenómenos naturais têm aumentado em intensidade e frequência, o que faz com que, de ano para ano, os Países percam um importante património económico, social e ambiental. Que é , justamente, o foco dos objectivos de desenvolvimento do milénio”, disse também Ivan Morales, director-executivo do Centro de Coordenação para a Prevenção de Desastres Naturais da América Central.

Segundo os dados do Center for Research on the Epidemiology of Disasters, cerca de 1.200 pessoas perderam a vida em 2011 – e pelo menos 4 milhões foram afectadas por furacões, inundações, incêndios, terramotos ou outros desastres.

Conheça os oito Objectivos de Desenvolvimento do Milénio:

  1. Erradicar a pobreza extrema e a fome
  2. Atingir o ensino básico universal
  3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
  4. Reduzir a mortalidade infantil
  5. Melhorar a saúde materna
  6. Combater o HIV/Sida, a malária e outras doenças
  7. Garantir a sustentabilidade ambiental
  8. Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento

Comentários (Facebook):

Nome

E-mail (não será publicado)

Site

Comentário

Recomendações

Blogroll