odezhda dlya sobak mylovelypet.ru magazin odezhdy dlya sobak, kupit osheynik anti lay mozhno tut - osheynik-anti-lay

Como a União Europeia quer transformar as auto-estradas em comboios de quatro rodas (com VÍDEO)

Como a União Europeia quer transformar as auto-estradas em comboios de quatro rodas (com VÍDEO)

Não é a primeira vez que falamos deste tema no Green Savers, mas há novidades sobre o projecto SARTRE – Safe Road Trains for the Environment – da União Europeia, uma linha de carros inteligentes e que se auto-conduzem. Com velocidade e direcção controlados, este comboio de auto-estrada permite aumentar a eficiência dos combustíveis e reduzir as emissões de CO2 até 20%.

Em Maio, segundo a Wired, o projecto foi experimentado numa auto-estrada pública perto de Barcelona, Espanha. Durante 200 quilómetros, a uma velocidade de 85 km/h, três Volvo XC60, V60 e S60 seguiram um camião, o veículo principal.

“[Os carros] estava equipados com sistemas de segurança como câmaras, radares e sensores laser, o que lhes permitiu não só perceberem onde estava os outros carros do “comboio” mas também manter um olho nos restantes automóveis que circulavam na estrada”, explicou a revista.

A chave de todo o processo está nas comunicações sem fios, que permitem aos veículos seguir o camião principal e reproduzir as suas acelerações, travões e viragens. E manter-se cerca de seis metros atrás do outro carro.

Segundo os investigadores do projecto, o objectivo é transformar a auto-estrada num comboio. O condutor pode estudar os horários e, simplesmente, entrar na fila de carros. Depois basta entregar a navegação a um computador e relaxar.

Na verdade, talvez o projecto não faça assim tanto sentido. Se o SARTRE quer transformar este projecto num comboio, porque razão não incentiva os condutores de um determinado automóvel a… andarem de comboio? Não fará mais sentido? As pessoas conduzem – também – porque gostam da autonomia que têm. De decidir o seu destino. Porque razão deveremos transformar as auto-estradas em ferrovia, se já temos uma ferrovia 100% operacional?

Qual a sua opinião, caro leitor? O que acha deste projecto da União Europeia?

Comentários (Facebook):

Uma resposta para “Como a União Europeia quer transformar as auto-estradas em comboios de quatro rodas (com VÍDEO)”

  1. Guilherme diz:

    Se eu tivesse que adivinhar diria que o sentido deste projecto está em utilizar a rede viária, que é muito mais flexível e desenvolvida do que a rede ferroviária, de uma forma que permita obter as mesmas vantagens de custo e conforto que se obtém na rede ferrovíária. Sem ter que parar nas estações, por exemplo. Greves. Já para não falar no facto de que em lado nenhum existe uma rede ferroviária 100% desenvolvida e que a esmagadora maioria dos condutores utiliza o carro quase sempre por necessidade e não por gosto.

Trackbacks/Pingbacks


Nome

E-mail (não será publicado)

Site

Comentário

Recomendações

Blogroll