odezhda dlya sobak mylovelypet.ru magazin odezhdy dlya sobak, kupit osheynik anti lay mozhno tut - osheynik-anti-lay

Venezuela bane caça às barbatanas de tubarão e cria santuário para preservação das espécies

Venezuela bane caça às barbatanas de tubarão e cria santuário para preservação das espécies

A Venezuela anunciou a proibição de pescar tubarões para cortar as respectivas barbatanas. O país liderado por Hugo Chávez tornou-se, assim, no último local das Américas a proibir a prática de cortar as barbatanas dos tubarões vivos e atirá-los de volta para o Oceano, para morrerem lentamente.

Paralelamente, o País latino-americano anunciou a criação de um santuário para tubarões, que acolherá várias das mais importantes espécies deste peixe. Situado no Mar das Caraíbas, no arquipélago de Los Roques, o santuário terá 3.730 quilómetros quadrados. Los Roques é um popular destino turístico venezuelano, com praias paradisíacas e recifes de corais.

Estas medidas foram anunciadas pelo ministro da Terra e da Agricultura Venezuela e estão a ser elogiadas por todo o mundo. “É um passo muito importante para proteger os tubarões a curto e longo prazo”, explicou ao OurAmazingPlanet o consultora da Pew para a conservação dos tubarões, Max Bello.

Este santuário funcionará como berço para tubarões jovens. Nos primeiros meses, o tubarão passa muito tempo em águas pouco profundas e perto da costa, onde há muita comida e poucos predadores.

Na verdade, a população de tubarões é muito sensível à pesca, uma vez que estes animais vivem muitos anos e reproduzem-se pouco. Os cientistas estimam que mais de 73 milhões de tubarões sejam capturados e mortos por ano, sobretudo devido à procura das suas barbatanas nos mercados chinês e do sudeste asiático.

Em Los Roques, o tubarão poderá reproduzir-se e viver calmamente os primeiros anos da sua vida. Espécies como o tubarão dos corais das Caraíbas e o tubarão limão (na foto) serão algumas das mais importantes do santuário.

Foto: Federico Cabello

Comentários (Facebook):

2 Respostas para “Venezuela bane caça às barbatanas de tubarão e cria santuário para preservação das espécies”

Trackbacks/Pingbacks

  1. [...] que a Venezuela foi um dos últimos países a banir a caça à barbatana de tubarão. TAGS sopa de barbatana de [...]


Nome

E-mail (não será publicado)

Site

Comentário

Recomendações

Blogroll