odezhda dlya sobak mylovelypet.ru magazin odezhdy dlya sobak, kupit osheynik anti lay mozhno tut - osheynik-anti-lay

Cobra da ilha de Santa Lúcia nomeada o animal mais raro do mundo

Cobra da ilha de Santa Lúcia nomeada o animal mais raro do mundo

Uma pequena cobra que vive em locais seleccionados da ilha de Santa Lúcia, nas Caraíbas, acabou de ganhar o título de animal mais raro do mundo. Segundo o grupo conservacionista britânico Flora & Fauna há apenas 18 cobras Racer no planeta terra, tornando-a assim num dos animais – se não o animal – mais raro do mundo.

Descrita como gentil e fácil de agarrar, esta cobra já foi abundante em Santa Lúcia, até ter sido dizimada pela chegada dos mangustos, animais carnívoros e que entraram na ilha no final do século XIX. Na verdade, estes pequenos animais foram trazidos propositadamente, da Índia, para controlar as cobras venenosas de Santa Lúcia, mas acabaram por dizimar todas as espécies de répteis que encontraram, incluindo as pequenas cobras Racer.

Em 1936, cerca de quarenta anos depois da chegada dos mangustos, a Racer – uma espécie inofensiva e que mede apenas um metro – foi dada como extinta. No entanto, em 1973, uma cobra Racer foi capturada na reserva natural de Maria Islands, uma ilha minúscula que pertence a Santa Lúcia.

No final de 2011, investigadores encontraram cerca de 11 cobras na ilha e colocaram-lhes pequenos gravadores de dados. Hoje, deverão existir cerca de 18 cobras, mas as estimativas mais optimistas falam de 100 indivíduos.

Segundo o Flora & Fauna, a Racer de Santa Lúcia pode seguir os passos da sua prima de Antígua, que detinha até há pouco tempo o título de animal mais raro do planeta, com 50 indivíduos. Hoje, algumas medidas protectoras elevaram este número até aos 900.

Comentários (Facebook):

Nome

E-mail (não será publicado)

Site

Comentário

Recomendações

Blogroll