odezhda dlya sobak mylovelypet.ru magazin odezhdy dlya sobak, kupit osheynik anti lay mozhno tut - osheynik-anti-lay

A moda de oferecer vegetais em troca de lixo chegou à Cidade do México

A moda de oferecer vegetais em troca de lixo chegou à Cidade do México

As estratégias de reciclagem e gestão de resíduos variam de cidade para cidade, mas há cada vez mais metrópoles a receber lixo… em troca de qualquer outra coisa. Como, por exemplo, comida.

A moda, que terá sido começada no remoto ano de 2002, em Jundiaí, Brasil, chegou agora à Cidade do México. Os 20 milhões de habitantes desta capital geram cerca de 12.600 toneladas métricas de lixo por dia, um número que o Governo espera reduzir, sobretudo depois do encerramento da lixeira de Bordo Poniente, no ano passado.

Uma das soluções para combater este flagelo passa pela realização de um mercado de trocas mensal – no Mercado de Trueque – onde as pessoas podem trocar o seu lixo reciclável por produtos frescos provenientes da agricultura.

Os participantes podem trazer resíduos de vidro, plástico, alumínio, papel e cartão, recebendo pontos verdes por cada entrega. Depois, terão de passar pelo mercado de agricultores, onde os vendedores são pagos pela cidade para entregar os seus vegetais aos recicladores.

Segundo a CNN, para além de poderem receber frutos e vegetais frescos e de proveniência local, as pessoas podem trocar os seus pontos por sementes e, assim, começarem elas próprias a plantar os seus alimentos.

O projecto foi um autêntico sucesso. Segundo o blog de inovação da Fast Company, Co.Exist, o primeiro mercado esgotou, trocando mais de três toneladas de 60 produtos agrícolas.

“Este programa inovador está desenhado para mostrar aos cidadãos, directa e tangivelmente, como aquilo a que chamamos de lixo pode tornar-se numa matéria-prima”, explica agência ambiental mexicana. Uma grande ideia, sem dúvida.

Comentários (Facebook):

Nome

E-mail (não será publicado)

Site

Comentário

Recomendações

Blogroll