odezhda dlya sobak mylovelypet.ru magazin odezhdy dlya sobak, kupit osheynik anti lay mozhno tut - osheynik-anti-lay

Cientista portuguesa inventa revestimento para automóvel que se auto-limpa

Cientista portuguesa inventa revestimento para automóvel que se auto-limpa

Uma equipa de cientistas da Universidade de Tecnologia de Eindhoven (TU/e), liderada pela portuguesa Cristina Esteves, está a anunciar a descoberta de um revestimento automóvel que se limpa por si próprio, evitando longas horas de trabalho e desperdício de água e detergente.

Segundo a TU/e, o seu departamento de Engenharia Química desenvolveu uma superfície que coloca os grupos químicos funcionais do final de “caules” especiais, que são depois misturados com o revestimento.

Quando a camada de superfície exterior é removida por raspagem, estes “caules” da camada anterior reorientaram-se para a nova superfície, de modo a restaurar a sua função.

Segundo os cientistas, este processo irá permitir a criação de revestimentos altamente resistentes a água, o que poderá ser aplicado aos automóveis. Assim, o revestimento poderá reparar-se a si próprio quando a água rola sobre o carro, levando a sujidade com ela. Ou seja, bastará um ocasional dia de chuva para manter o carro limpo.

Esta tecnologia poderá aplicar-se também a telemóveis, painéis solares ou lentes de contacto. Também os aviões que utilizem esta tecnologia de auto-limpeza poderão gastar menos combustível, tal como os navios. A tecnologia, por outro lado, poderá implicar uma menor necessidade para reparações.

Segundo os cientistas, a tecnologia apenas trabalha com os revestimentos superficiais, não chegando a penetrar totalmente neste equipamento.

O projecto ainda está em desenvolvimento, pelo que as lavagens de carros ainda podem respirar de alívio durante alguns anos. A universidade holandesa está receber colaborações de outras academias e de parceiros industriais, para fazer evoluir a tecnologia e colocar os primeiros revestimentos no mercado dentro de seis a oito anos. O preço destes novos revestimentos estará em linha com os actuais.

Veja uma entrevistaa Catarina Esteves, em inglês e datada de 2009. A inovação foi publicada no jornal Advanced Materials de 17 de Julho, no artigo “Self-Replenishing Surfaces”.

Comentários (Facebook):

Uma resposta para “Cientista portuguesa inventa revestimento para automóvel que se auto-limpa”

  1. Patrícia diz:

    Este tipo de revestimentos já existe à alguns anos, a novidade está realmente na auto-regeneração. Já temos pelo menos uma empresa em Portugal a comercializar revestimentos para superfícies que as tornam “Self-Clean”, a empresa é a Nanopreserv.

Trackbacks/Pingbacks


Nome

E-mail (não será publicado)

Site

Comentário

Recomendações

Blogroll