odezhda dlya sobak mylovelypet.ru magazin odezhdy dlya sobak, kupit osheynik anti lay mozhno tut - osheynik-anti-lay

Antárctica já esteve coberta de palmeiras

Antárctica já esteve coberta de palmeiras

Há 50 milhões de anos, a Antárctida tinha uma flora típica de países quentes, pontificando então as palmeiras. A conclusão é de um novo estudo que analisou pedaços de gelo da era do Eoceno.

À época, não existiam seres humanos no Planeta. E, de acordo com o cientista James Hansen, também não existirão se as palmeiras voltarem a este continente – o que pode eventualmente acontecer, num cenário catastrófico de alterações climáticas.

O gelo recolhido pelos investigadores no Este da Antárctida incluía pólen e esporos de plantas temperadas e paratropicais – ou seja, de climas quentes – entre outros dados que ajudaram os cientistas a reconstruir o clima do continente. O clima de há 50 milhões de anos, claro.

Aliás, o clima era tão quente que nem no Inverno, provavelmente, haveria gelo do chão. Mas as circunstâncias eram outras. Por exemplo, o continente ainda estava “agarrado” à Austrália. Londres, onde hoje se realizam os Jogos Olímpicos, era em média 15ºC mais quente do que é hoje, ou seja, uma floresta tropical.

Para esta investigação, os cientistas procuraram amostras de pólen fossilizado a um quilómetro de profundidade – e que ali estão há milhões de anos.

A descoberta está a provocar uma onda de humor na imprensa não especializada. Leia os artigos do The Guardian e Daily Mail.

Comentários (Facebook):

Nome

E-mail (não será publicado)

Site

Comentário

Recomendações

Blogroll