Carros eléctricos: Renault pesquisa carregamento de baterias sem fio

Carros eléctricos: Renault pesquisa carregamento de baterias sem fio

A indústria da mobilidade eléctrica, como já várias vezes afirmámos no Green Savers, está há vários anos em ebulição, com novidades a uma periodicidade quase semanal e todas as principais construtoras a apostarem na inovação.

Esta semana, a Renault fez jus a esta ideia-feita ao anunciar que está a pesquisar o carregamento de baterias sem fio. A iniciativa conta com o apoio da Qualcomm Incorporated, empresa de tecnologias sem fio e 3G, e poderá ser utilizada nas próximas inovações dos veículos eléctricos da marca francesa.

O acordo, firmado oficialmente em Londres, levará ao desenvolvimento do sistema WEVC (Wireless Eletric Vehicle Charging). Traduzindo para o português, este é uma espécie de sistema wireless para carregamento de carros eléctricos.

Tendo como base os carros eléctricos da Renault, como o Zoe, as pesquisas avaliarão a viabilidade comercial da tecnologia, além de obter um feedback dos seus usuários. Na verdade, as empresas ainda não explicaram exactamente o funcionamento do sistema. Sabe-se, porém, que será necessária uma compatibilidade entre os carros e o sistema de recarga para o seu funcionamento. E isso, certamente, dará uma vantagem competitiva à construtora francesa.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta


1 comment

  1. Costa

    Já está á muito inventado, com um sistema de microondas isso é possivel enviar energia á distancia…

Patrocinadores

css.php