5 países que lideram a eficiência energética

5 países que lideram a eficiência energética

O Conselho Americano para uma Economia Energética Eficiente (Aceee) avaliou a utilização de energia entre as 12 maiores economias do mundo – entre as quais a brasileira – e aproveitou para elaborar o ranking dos países que lideram a eficiência energética.

O levantamento avaliou 25 indicadores distribuídos em quatro áreas-chave: indústria, transporte, edifícios e esforços globais em prol da eficiência energética. De acordo com o estudo, um país que usa menos energia para atingir um mesmo resultado – ou mesmo superá-lo – reduz os custos e polui menos, criando uma economia mais competitiva.

O Reino Unido lidera o ranking, seguido da Alemanha e Itália. O brasil aparece na 10ª posição, atingindo 41 pontos num total de 100 possíveis. Veja os cinco primeiros classificados.

Reino Unido

Dos países analisados, o Reino Unido tem o sector produtivo mais eficiente em energia, com 18 pontos em 24. Por outro lado, existe um esforço nacional para criar políticas que estimulem a eficiência energética e há uma boa rede de transportes. O desempenho mais fraco é o do sector dos edifícios.

Alemanha

Os esforços do Governo alemão para melhorar a eficiência energética como um todo são bastante elogiados no estudo, assim como a rede de transportes e uso de energia em edifícios. Um pouco mais atrás está a utilização da energia pela indústria.

Itália

Este País tem o sector de transportes mais eficiente de todos os países analisados. A Itália sai-se bem também no uso da energia pela indústria e nos esforços em prol da eficiência energética. Do lado contrário encontra-se o sector dos edifícios.

Japão

Os esforços do País em prol da eficiência energética e o uso de energia pela indústria são os melhores desempenhos japoneses. Em transportes e edifícios, porém, o País desce no ranking.

França

A França tem o melhor desempenho no uso eficiente de energia pelo sector industrial.

Comentários (Facebook):

Patrocinadores