odezhda dlya sobak mylovelypet.ru magazin odezhdy dlya sobak, kupit osheynik anti lay mozhno tut - osheynik-anti-lay

Descoberto o material termoeléctrico mais eficiente do mundo

Descoberto o material termoeléctrico mais eficiente do mundo

Químicos, cientistas de matérias e engenheiros mecânicos da Universidade Northwestern e da Universidade de Michigan descobrirarm um novo material que, de acordo com as suas expectativas, será o material termoeléctrico mais eficiente do mundo.

O novo material baseia-se no semicondutor comum telureto, é ambientalmente estável e poderá converter entre 15 a 20% de calor desperdiçado em electricidade.

Cerca de 90% de toda a electricidade mundial é gerada por energia de calor. No entanto, os sistemas de geração de electricidade operam a uma eficiência entre 30 e 40%, o que quer dizer que cerca de dois terços da entrada de energia é perdida como calor desperdiçado.

Apesar disto, a ineficiência dos actuais materiais termoeléctricos que podem converter o desperdício de calor em electricidade significa que o seu uso comercial tem sido limitado. Agora, os investigadores descobriram um material termoeléctrico que será o melhor do mundo em converter calor desperdiçado em electricidade, podendo, em teoria, recuperar alguma da energia que é actualmente perdida.

“O nosso sistema é o que melhor desempenho tem no sistema termoeléctrico, a qualquer temperatura”, explicou Mercouri G. Kanatzidis, que liderou a pesquisa. “O material pode converter calor em electricidade na sua maior eficiência possível. A este nível, há poucas perspectivas realistas para recuperar calor desperdiçado a grandes temperaturas e torná-lo em energia útil”.

A descoberta foi publicada no jornal Nature. Leia-a aqui.

Comentários (Facebook):

Nome

E-mail (não será publicado)

Site

Comentário

Recomendações

Blogroll