odezhda dlya sobak mylovelypet.ru magazin odezhdy dlya sobak, kupit osheynik anti lay mozhno tut - osheynik-anti-lay

Nova fonte de energia limpa pode estar na lua

Nova fonte de energia limpa pode estar na lua

Nos anos 70, astronautas da Apollo trouxeram para a Terra cerca de 400 kg de rocha da Lua. Quinze anos depois, cientistas da Universidade de Wisconsin descobriram quantidades significativas de hélio-3, um isótopo estável de hélio, na superfície lunar.

Este tipo de hélio-3 tem uma característica: falta-lhe um neutrão e, com isso, pode ser usado em reactores de fissão nuclear para produzir energia limpa. O problema é que as fontes abundantes deste isótopo estão a milhares de quilómetros de distância, na Lua.

Os reactores nucleares actuais usam reactores de fissão, dividindo núcleos de urânio para a libertação de energia. Este calor transforma água no vapor que move turbinas para a produção de electricidade. Infelizmente, a radioactividade é um subproduto desta reacção, assim como o combustível perdido reprocessado em urânio e plutónio e o lixo radioactivo.

Segundo a Environmental News Network, os cientistas estão a estudar numa forma alternativa, a energia de fusão nuclear.  É aqui que entra o hélio-3 que, como combustível deste tipo de reacção, pode fornecer energia sem radioactividade e subprodutos nucleares.

Os reactores de fusão alimentados por trítio e deutério – ambos isótopos do hidrogénio – perdem mais energia do que produzem, tornando-os fontes pobres de produção de energia. Mas as reacções de fusão com hélio-3 e deutério, que criam o hélio mais abundante e um protão sem um neutrão, perdem menos energia. Mas é o protão que importa: manipulá-lo em um campo eléctrico produz energia. O processo de fusão com o hélio-3 tem eficiência de 70% se comparada ao carvão e gás natural, que têm eficiência de apenas 20%.

O problema é que toda a reserva de hélio-3 dos Estados Unidos não chega aos 40 kg, quando um País desse tamanho precisaria de, pelo menos, 25 toneladas por ano.

Este artigo foi corrigido e actualizado com a ajuda de vários leitores. A todos eles, um obrigado.

TAGS

Comentários (Facebook):

6 Respostas para “Nova fonte de energia limpa pode estar na lua”

  1. nunov diz:

    “Os reactores de fusão alimentados por tritio e deutério – ambos isótopos do hélio”
    o tritio e o deutério são isótopos do hidrogénio e não do hélio

  2. NOTGEEK diz:

    Desculpem lá…mas…, só por…..sei lá……..curiosidade………especulação…..se por acaso até tivessemos,”meios de lá chegar com facilidade”, ………”extrair com facilidade”……….e claro, trazer de volta estes minerais…..

    NÃO VOS PARECE QUE IRIA TRAZER SÉRIOS PROBLEMAS NA TRAJETÓRIA NORMAL DA LUA E DO NOSSO PLANETA… :D :D :D

  3. M diz:

    “…O problema é que as fontes abundantes deste isótopo estão a milhões e milhões de quilómetros de distância, na Lua…”

    “A Lua (do latim Luna) é o único satélite natural da Terra, situando-se a uma distância de cerca de 384.405 km do nosso planeta. Seu perigeu máximo é de 356.577 km, e seu apogeu máximo é de 406.655 km.” – http://pt.wikipedia.org/wiki/Lua

    milhões e milhões de quilómetros … deixa me rir …

  4. ZICO diz:

    mILHÕES DE QUILÓMETROS DE DISTÂNCIA???!!! Mas se a Lua está a uma distância média de 384 mil quilómetros, onde é que aparecem os MILHÕES???!!!! só se for no Sol, agora na Lua??!! que IGNORÂNCIA a deste jornalista.
    quanto ao hélio-3, não haverá maneira de o produzir por meio de uma qualquer reacção???!!. o cientistas químicos que respondam.

  5. Joao diz:

    No dia em que o Homem começar a utilizar a nossa Lua como fonte de extração, será o principio do fim. Não toquem na Lua e serão mais felizes.
    Just saying…

  6. Afonso diz:

    Que tal o jornalista ou quem redigiu este artigo ir apreender um pouco de química elementar, basta uma simples olhadela para tabela periódica para saber que todos os isótopos de Hélio tem 2 electrões, e que o tritio e o deutério são isótopos do hidrogénio, para não falar na confusão em fissão e fusão nuclear.

    Valha-me santa ignorância

Trackbacks/Pingbacks


Nome

E-mail (não será publicado)

Site

Comentário

Recomendações

Blogroll