Siemens inspira-se nos dinossauros para novas lâminas das turbinas eólicas

Siemens inspira-se nos dinossauros para novas lâminas das turbinas eólicas

A Siemens revelou três designs para lâminas aerodinâmicas de turbinas eólicas, todos eles baseados na biologia dos dinossauros. A primeira lâmina, chamad DinoTails, aumenta a elevação e impulso da turbina, de forma silenciosa.

Quando o ar que flui a partir de cima, e o ar que chega por baixo da aresta superior de uma pá de turbina se encontram, criam turbulência, que pode arrastar e torná-lo ruidoso. A DinoTails quebra esse fluxo, reduzindo a turbulência”, explica a New Scientist.

A equipa de I&D da multinacional alemã criou também um dispositivo de neve em forma de pá, a DinoShells. Este design estende a lâmina para baixo, a um ponto em que se junta ao eixo principal, fazendo a turbina mais eficiente.

Ao último design foi dado o nome de Vortex Generator (sim, o nome não está relacionado com dinossauros). Este design possui pequenas barbatanas que forçam o ar para permanecer em contacto com a parte superior da lâmina durante mais tempo, o que aumenta a elevação.

Segundo a Siemens, estas três lâminas vão aumentar a eficiência das turbinas em 1,5%. No parque eólico de Altamont Pass, na Califórnia, esta percentagem é suficiente para suprir as necessidades energéticas de mais 2.500 casas.

Comentários (Facebook):

Patrocinadores

css.php