20 dicas para reutilizar as borras de café e as folhas de chá

20 dicas para reutilizar as borras de café e as folhas de chá

Muitos dos alimentos que usamos fazem uma longa viagem desde climas exóticos até à bancada das nossas cozinhas. Mas o seu trajecto não tem de terminar aí – podemos conceder-lhes algumas tarefas extra antes de os condenar ao caixote do lixo. Saiba como através das dicas seguintes fornecidas pela Mother Nature Network.

O que fazer com as borras de café?

     1.Amaciar a pele

Esfregue-se com um esfoliante corporal feito de pó de café, óleo de coco e um pouco de açúcar mascavado. Massaje esta fórmula pela pele suavemente enquanto toma duche, enxaguando no final.

     2.Cuide das flores

Use borras de café na cobertura do solo de plantas como rosas, azaléias, rododendros, hortênsias e camélias. As borras melhoraram a acidez natural e os nutrientes que contêm o solo.

    3.Afastar as formigas

Salpique borras de café em torno das áreas infestadas de formigas, de forma a detê-las.

    4.Deter os gastrópodes

As borras podem ser também utilizadas para repelir caracóis e lesmas – para isso, polvilhe as áreas problemáticas.

    5.Simplifique a limpeza da lareira

Antes de limpar a lareira, polvilhe-a com borras de café usado humedecidas, que irão fazer pesar as cinzas e eliminar, assim, as nuvens de fumo e pó.

    6.Faça uma pintura a sépia

Mergulhe saquinhos de borras de café em água quente e use como tinteiro em tecido, papel, ou outro material, e consiga uma pintura em tons de castanho.

     7.Manter os gatos longe das plantas

Mantenha os gatos afastados do seu jardim usando uma mistura de cascas de laranja e borras de café, colocada em torno das plantas.

     8.Incentivar o crescimento das cenouras

Para aumentar a colheita de cenouras, misture as sementes com borras de café secas antes de as semear. O volume extra faz com que as sementes pequeninas sejam mais fáceis de manusear, enquanto o aroma do café pode nutrir o solo e ajudar a afastar pragas.

 

 O que fazer com as folhas e saquinhos de chá?

 

     9.Picadas e queimaduras

Sacos de chá frios aliviam em situações de picadas de insectos e queimaduras leves, incluindo queimaduras solares. Para irritações de pede em geral, pode usar folhas de chá usadas, mergulhando-as antes em água.

    10.Acalme os seus olhos

O tanino, presente no chá, tem efeitos anti-inflamatórios, daí que saquinhos frios sejam frequentemente utilizados em olhos inchados (o frio também ajuda a resolver o inchaço.)

      11.Alimentar o jardim

Use as folhas do chá como alimento para as plantas do jardim. O chá verde é rico em nitrogénio e, como bónus, as suas folhas podem repelir pragas e insectos. Esta dica é também útil para plantas de casa, por isso adicione folhas de chá usadas à água com que as rega.

     12.Melhore as plantas de vaso

Nas plantas de vaso, coloque alguns sacos de chá usados ​​na parte superior da camada de drenagem, antes de adicionar terra. Os sacos de chá irão ajudar a reter a água e a filtrar alguns nutrientes para o meio de envasamento.

      13.Neutralize o cheiro da caixa do gato

Polvilhe folhas de chá usadas e secas na caixa da areia do seu gato, para ajudar a reduzir o mau cheiro.

      14.Acabe com os odores de outros animais de estimação

Polvilhe a alcofa, cama, casota do cão ou outros lugares malcheirosos com folhas usadas secas de chá verde e elimine o mau odor.

      15.Refresque o tapete

Coloque folhas de chá secas sobre o tapete, esmague-as levemente, deixe descansar cerca de 10 minutos e depois aspire-o. Isto irá refrescar o tapete e aromatizar o seu aspirador de pó. Esta dica é especialmente útil se tiver animais de estimação.

     16.Cuide do cão

Em último caso, uma pilha de folhas de chá são um deleite para os cães se rebolarem. Além disso, o cheiro e brilho que dão ao pêlo são óptimos.

     17.Esteiras e camas frescas

No sudeste asiático, é comum lavar os colchões de palha em banheiras de água para onde o chá foi adicionado. O chá funciona como um desinfectante, por isso pode aplicar este método em tapetes de ioga e colchões de ar.

     18.Guardar no frigorífico

Se não tiver bicarbonato de sódio, use sacos ou folhas de chá verde usados e secos numa tigela pequena e aberta no seu frigorífico, de forma a ajudar a absorver odores.

      19.Lave as mãos

Livre as mãos de odores de alimentos (alho, cebola, etc.), esfregando-as com folhas de chá verde molhadas, um aromatizante instantâneo.

     20.Desinfecte superfícies da cozinha

Esfregue folhas de chá molhadas sobre tábuas de corte e outras superfícies para remover os odores dos alimentos.

 

Saiba ainda como conseguir obter folhas secas de chá usado:

Quando terminar de preparar o seu chá, coloque as folhas num escorredor. Pressione-as para que saia a maior quantidade de água possível, e em seguida, espalhe as folhas sobre papel. Deixe-as secar cuidadosamente, virando-as várias vezes durante o processo. Tenha em atenção que o chá molhado deixa manchas, por isso se estiver a usar folhas de chá molhadas sobre ou perto de uma superfície porosa, certifique-se de que faz este processo primeiro num outro lugar.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta


Patrocinadores

css.php