EPAL: Lisboa está no topo da eficiência mundial ao nível das perdas de água

EPAL: Lisboa está no topo da eficiência mundial ao nível das perdas de água

A EPAL é uma das empresas mais eficientes, a nível mundial, no que toca ao controlo da rede de água. Em 2012, as perdas de água da empresa situaram-se nos 8,7%, o que a coloca, juntamente com Tóquio, no Japão, no topo das cidades mais eficientes do mundo.

Só para termos uma ideia do feito, a cidade de Nova Iorque (EUA), uma das mais eficientes no que toca às perdas de água, tem cerca de 10% de eficiência – o mesmo nível apresentado por Lisboa em 2011 e entretanto já superado.

Segundo explica o jornal Oje, esta eficiência deve-se ao Wone, o Water Optimization for Network Efficiency, um software que utiliza a telegestão e monitoriza continuamente a rede e distribuição, permitindo detectar fugas na rede antes de elas serem visíveis.

De acordo com o presidente da EPAL, José Sardinha, a detecção é feita mesmo ao nível das pequenas rupturas que resultam em infiltrações no solo e que não são visíveis do exterior.

Quando a EPAL começou a testar este modelo de controlo de fugas, estas eram da ordem dos 25%. Hoje, Londres (Inglaterra) está nos 28% e Barcelona (Espanha) nos 19%, por exemplo – e Lisboa nos 8,7%.

Depois de terem atingido os níveis de eficiência de Tóquio (Japão) e Viena (Áustria), a EPAL avançou para a transformação do protótipo em produto para vender a outros operadores nacionais e estrangeiros.

O software, que trabalha na cloud, começou a ser comercializado em Setembro, na Coreia do Sul, sendo que países como Brasil, Venezuela, Turquia e Geórgia já demonstraram interesse no produto. Por outro lado, a EPAL quer também chegar ao mercado interno.

Segundo José Sardinha, os bons resultados do Wone vão ermitir o lançamento de um tarifário social que pode atingir, potencialmente, os 350 mil clientes directos. Estes poderão ter um desconto de até 50% do que pagam hoje. Tudo com inovação e tecnologia portuguesa.

Foto: Sob licença Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta


Patrocinadores

css.php