Banco Mundial lança guia de eficiência energética para edifícios e cidades

Banco Mundial lança guia de eficiência energética para edifícios e cidades

O Banco Mundial lançou recentemente seis guias de apoio à integração da eficiência energética no planeamento urbano e estratégias locais. O objectivo é ajudar as cidades a aumentar a segurança energética, poupar mais energia, reduzir os custos com as emissões de gases e melhorar os serviços municipais.

Os guias foram desenvolvidos pelo Programa de Assistência à Gestão do Sector Energético (ESMAP). Dos guias constam orientações para a melhoria do desempenho energético dos edifícios, técnicas de concepção e construção, medidas para a optimização dos edifícios e substituição de equipamentos com elevados consumos de energia.

“As cidades precisam de tomar decisões difíceis ao nível dos investimentos. Por isso, é importante voltar ao início e perceber onde é que estão as oportunidades, quais as medidas que oferecem o maior potencial de melhoria da eficiência energética, a que sectores se deve dar prioridade e quais são as barreiras à implementação”, indica Anita George, directora do Energy and Extractives Global Practice do Banco Mundial, cita a Edifícios e Energia.

Os guias do ESMAP integram ainda orientações sobre a integração da eficiência energética nas questões de financiamento, adquisições, transportes e planeamento urbano.

Foto: tiexano / Creative Commons

Comentários (Facebook):

Patrocinadores

css.php