França proíbe pratos e talheres descartáveis

prato_SAPO

Colheres, facas, garfos e pratos descartáveis serão, em breve, coisa do passado em França, depois de o parlamento aprovar uma lei que proíbe estes produtos responsáveis pela geração de toneladas de lixo todos os anos.

Segundo o The Greenest Post, a medida faz parte do Programa de Transição Energética francês. No entanto, a repercussão negativa da medida junto dos cidadãos e de muitos políticos irá adiá-la de 2017 até Janeiro de 2020.

Quem é contra a proposta alega que os descartáveis são extremamente práticos, baratos e mais higiénicos, além de serem opção para as famílias com poucos recursos que, em vez de os colocarem no lixo, os reutilizam várias vezes.

Os apoiantes da medida, por outro lado, dizem que os artigos descartáveis são coisa do passado, e que a sociedade vive uma evidente crise ambiental.

Segundo um estudo feito pelo Instituto Nacional de Estatísticas da França, citado pelo The Greenest Post, os pratos e talheres descartáveis geram 30 mil toneladas de lixo, todos os anos, só na França.

O Programa de Transição Energética da França ainda prevê o fim do uso dos sacos de plástico no país a partir de 2016.

Foto: Erich Ferdinand / Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta


Patrocinadores

css.php