Estudantes criam tabuleiro de xadrez gigante com coletes salva-vidas dos refugiados (com FOTOS)

Solidariedade e ecologia made in Grécia

Estudantes universitários Lesbos, na Grécia, criaram um tabuleiro de xadrez gigante construído com coletes salva-vidas obsoletos de refugiados que chegaram até àquela ilha. O tabuleiro – e as respectivas peças – usam também papel de trabalhos e relatórios universitários antigos.

O tabuleiro foi instalado em Mytilene e apresentada pelo autor da ideia, o artista e membro da Universidade de Aegean Fereniki Tsamparli. “Utilizar este material para jogar xadrez tem um motivo metafórico, que é abordar o jogo da vida destas pessoas desesperadas que estão a chegar à nossa costa”, explicou Michael Bakas, membro do comité da universidade.

As peças têm 1,2 metros de tamanho e foram construídas em dois meses por mais de 40 voluntários, estudantes, trabalhadores de instituições de solidariedade social e professores. Cada uma delas foi construída com mais de 80 camadas de plástico dos coletes.

“A universidade fica a apenas 50 metros da praia e, todos os dias do ano passado, vimos refugiados a chegar. Isto despoletou uma [onda] de solidariedade entre os nossos estudantes e as pessoas que aqui trabalham”, concluiu Bakas.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta


Patrocinadores

css.php