Uma colmeia inovadora para retirar o mel sem perturbar as abelhas

Flow Hive

Stuart e Cedar Anderson – pai e filho – são dois apicultores australianos e inventaram uma nova colmeia que permite tanto às abelhas como aos apicultores respirar de alívio na hora de recolher o mel. A Flow Hive permite que o mel seja retirado de dentro da colmeia sem perturbar as abelhas e a única coisa que o apicultor tem de fazer é abrir uma torneira e esperar que mel escorra para dentro de frascos.

A colmeia inovadora recorre a quadros especiais com células de favo de mel parcialmente formadas. As abelhas, ao estabelecerem-se, constroem o que resta dos favos e preenchem-nos com mel. Uma torneira no exterior da colmeia divide as células dos favos quando é aberta. Ao ser aberta, o mel escorre através de canais e é encaminhado para fora da colmeia. Quando a torneira é fechada as células unem-se e voltam ao lugar original, ficando prontas para serem preenchidas novamente com mel.

Este processo impede que as abelhas sejam fortemente perturbadas durante a retirada do mel, o que contribui para a prosperidade do enxame e para um maior período de permanência das abelhas na mesma colmeia. Embora o trabalho do apicultor com o novo sistema seja minimizado é necessário continuar a assegurar o bem-estar dos animais com inspecções periódicas ao interior da colmeia.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta


Patrocinadores

css.php