alimentos-frescos

Contrariamente à ideia generalizada, guardar os alimentos no frigorífico pode nem sempre ser a melhor opção. O site Protege o que é bom fez uma selecção de alguns alimentos que, ao serem mantidos em local escuro e bem ventilado, mantêm as suas propriedades e nutrientes por mais tempo. Depois de abertos, aí assim deverão ser mantidos no frigorifico, mas até lá, ficar fora do frigorifico é mesmo a melhor opção.

 1- Tomates: O frigorífico consegue o feito de transformar um tomate vermelho vivo e suculento num tomate farinhento e sem qualquer sabor. No caso de cortar um a meio e não o utilizar todo, deve envolvê-lo em película aderente e deixá-lo na cozinha, isto se o for consumir daí a poucas horas. No caso de não o consumir nesse dia, então pode colocá-lo no frigorífico. No entanto, deve utilizá-lo o mais rapidamente possível.

2- Cebolas e alhos: A humidade do frigorífico pode tornar as suas cebolas e alhos moles e mofados. Guarde estes legumes num local escuro, sem temperaturas elevadas e bem ventilado, como uma despensa.

3- Pão: Pode parecer estranho, mas o pão seca mais depressa se estiver no frigorífico. Se pensa consumi-lo num curto período de tempo, o ideal é mantê-lo numa caixa fechada, longe da luz. Caso não pense consumir este produto tão cedo, a melhor opção será mesmo congelar, num saco bem fechado, que ficará em condições durante meses.

4- Batatas: As temperaturas baixas fazem com que o amido das batatas se transforme muito rapidamente em açúcar, originando tubérculos arenosos e sem aroma. Coloque-as antes num saco de papel (mais permeável à circulação do ar) na despensa.

5- Mel: Guardado no frigorífico, o mel pode começar a cristalizar e tornar-se demasiado espesso, sendo quase impossível deitá-lo por cima do seu iogurte. Com o mel não há nada que enganar, é guardá-lo no armário.

6- Fruta Verde: Há muitos fãs de maçãs frias, laranjas frias ou até de pêssegos frios, mas se a fruta estiver verde, não vai ficar madura no frigorífico. Para que a fruta amadureça precisa de estar à temperatura ambiente.

7- Café: Os grãos de café nunca devem estar no frigorífico. Uma vez confinados a esse espaço vão acabar por perder sabor e absorver os odores das outras comidas. Comprar sacos de café mais pequenos, que possam ser guardados na despensa e consumidos no espaço de duas semanas, é uma opção acertada.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta