Pela Cidade Fora: o projecto que ensina às crianças a importância da mobilidade sustentável

mobilidade-criancas

A EMEL e a Câmara Municipal de Lisboa acabam de lançar um programa escolar de educação para a mobilidade: Pela Cidade Fora. A iniciativa é orientada para a formação da cidadania de crianças desde o pré-escolar até ao ensino secundário, com inscrições gratuitas e abertas a todas as escolas do concelho de Lisboa.

O programa de educação para a mobilidade tem como objectivo a sensibilização das gerações mais novas para questões tão importantes como a Mobilidade Sustentável e a temática das Cidades do Futuro – mais humanizadas e conscientes, através da mudança de mentalidades e comportamentos.

O projecto “Pela Cidade Fora” ganha forma numa colecção de quatro livros que desperta o imaginário infantil para a importância da mobilidade sustentável, através de histórias e ilustrações apelativas. Os livros, escritos pelo autor José Fanha, ilustrados por Maria Remédio, Ana Seixas, Susana Carvalhinhos e Alex Gozblau e com design e direcção de arte do Pato Lógico, serão apresentados às crianças através de sessões em bibliotecas escolares.

Para o projecto “Pela Cidade Fora” foram desenvolvidas um conjunto de iniciativas lúdico-pedagógicas práticas e teóricas para todas as idades, que decorrem ao longo de todo o ano escolar, mediante inscrição. Entre as várias actividades, as crianças podem participar em sessões de condução defensiva com simulação de acidente rodoviário com os Bombeiros Sapadores, explorar a cidade através de um Rally Paper em transportes públicos ou aprender tudo sobre mobilidade e segurança num autocarro interactivo.

Para Luís Natal Marques, Presidente da EMEL “a cidade deve ser um lugar de afecto e de civismo com regras de utilização e respeito por todos. Através do projecto “Pela Cidade Fora” e da união das valências da EMEL e do Departamento de Educação da Câmara Municipal de Lisboa, acreditamos ser possível contribuir para estimular a utilização responsável do espaço público, o respeito pelos outros e a preocupação com o ambiente. É através da mudança de mentalidades e comportamentos que reside a esperança num futuro mais sustentável, mais humano e, sobretudo, mais nosso. E essa mudança começa nas novas gerações.”

Foto: Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta


Patrocinadores

css.php