Comissão Europeia lança novo portal sobre práticas urbanas

uniao-europeia

A ideia é ajudar as cidades e os cidadãos a enfrentar desafios como eficiência energética, gestão da qualidade do ar ou as questões das acessibilidades. O novo portal One-stop shop explica como aproveitar as oportunidades de financiamento da União Europeia.

A Comissão Europeia lançou ontem um novo portal na internet dedicado em exclusivo às cidades com o objectivo de facilitar o acesso a informação útil e o desenvolvimento de estratégias urbanas de integração social e pró-ambiente.

Questões como acessibilidades, acesso a habitação económica, gestão da qualidade do ar e eficiência energética são temas do One-stop shop. As metas da União Europeia e respectivas estratégias são apresentadas em linha com informações sobre novos modelos de gestão de recursos, assentes na economia circular.

O portal foi apresentado pelo vice-presidente da Comissão de Energia da União Europeia, Maros Sefcovic e pela comissária para a Política Regional, Corina Cretu, durante uma conferência sobre a Agenda Urbana para a Europa, organizada no contexto da Semana Europeia das Regiões e Cidades. Na ocasião frisou que “mais de 70% da população da União Europeia vive em áreas urbanas”. Referindo que é no meio urbano que “a transição para a economia verde está a ser decidida”, Sefcovic defendeu o investimento na renovação energeticamente eficiente dos edifícios e a sustentabilidade dos transportes apoiada em novas tecnologias”.

O trabalho sobre a Agenda Urbana para a União Europeia vai ser apresentado na próxima semana em Quito durante a conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Sustentável (Habitat III), entre 17 e 20 de Outubro.

Foto: Via Creative Commons 

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta


Patrocinadores

css.php