Brasil já tem termoeléctrica que produz energia a partir de lixo

termoverde-caieiras

São cerca de 8 mil toneladas de resíduos urbanos e industriais que chegam, diariamente, à Central de Tratamento e Valorização Ambiental, na cidade de Caieiras, em São Paulo. E é a partir desse lixo que a Termoverde Caieiras, maior termoeléctrica movida a biogás de aterro sanitário do Brasil, produz energia.

Desta forma, evita-se que o metano – um dos gases responsáveis pelo efeito estufa – seja libertado para a atmosfera sendo, em vez disso, utilizado na produção de energia sustentável.

Com uma fábrica de 15 mil metros quadrados e potência instalada de 29,5 megawatts, esta termoeléctrica tem capacidade para abastecer uma cidade com 200 mil habitantes. E os números não ficam por aqui: segundo a ABRELPE (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), o Brasil tem potencial para gerar 1,3GW de energia eléctrica, a partir de resíduos urbanos, o que equivale a um fornecimento adicional de 932 mil MWh/mês, o suficiente – imaginem! – para abastecer 6 milhões de residências.

Foto: Ambiente Energia 

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta


Patrocinadores

css.php