festas-eco

Este ano, até a festa dos Óscares foi ecologicamente (mais) correcta: usou-se biodiesel, papel reciclado e energia eólica. Seguindo o exemplo das estrelas, na altura de reunir um grupo de amigos em casa pense bem de que forma poderá não sobrecarregar o nosso já pesado planeta. Apresentamos algumas dicas:

1 – Convites via e-mail

Não vá, nem telefone; envie um e-mail. No momento de convidar quem deseja para a sua reunião ou festa, aproveite as novas tecnologias. Pode usar a imaginação ou procurar em sites específicos (por exemplo, o evite) uma forma original de fazer os seus amigos chegar à sua casa no dia e hora certos. Já agora, pode ajudar a reunir as pessoas que moram próximas umas das outras: quanto menos carros forem utilizados melhor… não só para o ambiente, mas também para quem tem de procurar um lugar para os estacionar.

 2- Não use plástico ou papel

Aproveite para tirar do armário aquela louça que normalmente não usa e que tem tendência para esquecer-se de que existe. Afinal, se não for utilizada nestes dias, quando será? Entretanto, já existe no mercado loiça lavável em plástico, que não se quebra com facilidade e é reutilizável.

 3 – Iluminação eco-amiga

Poderá escolher o início da tarde para realizar a sua festa. Fazendo-o não será necessário gastar energia em iluminação. Se for uma reunião nocturna substitua as suas lâmpadas por outras energeticamente eficientes. Assim reduzirá a sua factura energética e ambiental.

 5 – Compre produtos nacionais

Na hora de ir às compras opte por adquirir produtos nacionais para não incentivar as viagens de milhares de quilómetros que alguns produtos fazem até chegar à nossa mesa. Não se esqueça, também, de levar sacos seus ou usar o mínimo de sacos possível para transportar as compras.

 6 – Bebidas

Prepare refrescos caseiros, como limonada, chás ou infusões frias e quentes. Ao substituir os refrigerantes, evitará a acumulação de embalagens, e também o consumo de açúcares e outras substâncias pouco saudáveis.

 7 – Ofereça a decoração

Pode decorar a casa, hall de entrada, varanda ou pátio com vasos de flores com que, no final, poderá presentear os seus convidados. Partilhe a sua visão de preservação do ambiente de forma simpática – assim apetecerá voltar.

 8 – Recicle

Recicle a comida. Não fique com restos que já sabe que não aproveitará. Partilhe com os convidados as iguarias que sobraram. Além disso, não se esqueça: separe todas as embalagens para colocá-las no ecoponto mais próximo.

 9 – A limpeza pode ser verde

Para limpar os vestígios da festa recorra a detergentes biodegradáveis e/ou recargas. Use panos e não toalhetes ou os rolos de papel de cozinha.

 10 – Presentes

Em vez de aceitar presentes, peça aos seus amigos que escolham uma associação ambiental a quem dar um donativo. Pode, até, fazer uma lista das instituições que prefere.

Foto: via Creative Commons 

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta