vinho-tinto

Dores de cabeça, mau humor, choros, esquecimentos, batimentos cardíacos muito acelerados, dores musculares e mãos frias e húmidas. Já sentiu alguns destes sintomas? Se a sua resposta foi positiva a vários destes sintomas, provavelmente é mais uma vítima do stress, doença que tem o poder de nos deixar de cabelos em pé e que afecta quase a totalidade da população activa em todo o mundo.

Mais de metade da população activa passa, pelo menos, um quarto do seu dia de trabalho a realizar actividades a alta velocidade e com prazos curtos e rígidos. Aqui fica uma lista com alguns produtos que poderão influenciar de forma muito positiva o seu organismo, quando consumidos de forma regular, segundo o site espanhol Muy Interessante.

1.Espargos

Os espargos são ricos em ácido fólico, que é essencial para manter a calma. Seja em saladas, grelhados ou assados​​, este alimento é também uma excelente fonte de fibras e vitamina B.

2.Laranjas

As laranjas são muito apreciadas pela sua abundância em vitamina C. No entanto, esta vitamina, além de estimular o sistema imunitário, retarda também os níveis de cortisol, a hormona do stress, o que torna as laranjas num excelente alimento anti-stress.

3.Iogurte

Consumir um iogurte natural todos os dias regenera a flora intestinal e promove a produção de serotonina, a hormona produzida pelo cérebro e que está relacionada com a regulação do estado de humor. O iogurte também é um regulador do sono, já que proporciona um descansar tranquilo, enquanto controla o nosso stress e a nossa temperatura corporal.

4.Aveia

A aveia é um hidrato de carbono complexo que ajuda a aumentar os níveis de serotonina no cérebro. A serotonina é um neurotransmissor responsável por impulsionar o estado de ânimo e ajudar a relaxar.  Apesar de todos os hidratos de carbono terem este efeito (incluindo doces, refrigerantes, doces ou batatas fritas), a aveia, além de ser mais saudável, leva mais tempo a digerir e, portanto, tem efeitos mais duradouros

5.Chocolate

Muitos estudos têm comprovado os benefícios do chocolate preto em vários aspectos, nomeadamente no nosso estado de espírito. Consumir uma pequena quantidade de chocolate preto por dia (40-50 gramas) reduz os níveis das hormonas do stress. Já para não falar da grande quantidade de antioxidantes que contém (mais do que as frutas).

6.Couve lombarda

Este repolho arredondado e de folhas lisas, à semelhança de todas as frutas e legumes de cor roxo (mirtilos, amoras, beringela, rabanete, cerejas …), contém antocianinas que protegem contra as doenças cardiovasculares e melhoram a saúde mental. Todas estas frutas e vegetais têm-se revelado úteis no combate ao stress.

7.Limões

Os limões contêm grandes quantidades de antioxidantes tão valiosos como a vitamina C e que são capazes de purificar e proteger as células do fígado. Se procurarmos pelo remédio mais natural que existe contra o stress, certamente será o sumo de limão. Consumido em jejum combate o stress, fadiga e o cansaço crónico.

8.Chá de camomila

O chá de camomila, juntamente com o tradicional leite morno, são os melhores aliados contra o stress antes de ir para a cama. Um estudo realizado pela Universidade da Pensilvânia demonstrou a eficácia de camomila num ensaio com pessoas com transtorno de ansiedade generalizada. Após oito semanas de tratamento, os pacientes tiveram uma diminuição significativa nos sintomas de ansiedade. Também são recomendadas ervas como valeriana ou flor de laranjeira.

9.Ostras

Apesar da fama de alimento afrodisíaco, os seus benefícios não ficam por aqui. Seis ostras têm mais de metade da dose diária recomendada de um mineral importante: o zinco. As ostras aumentam a resistência ao stress, combatem a fadiga e fornecem energia extra.

10.Queijo fresco

O queijo fresco tem baixo teor de gordura e é rico em proteínas e cálcio, ajudando a fortalecer e a relaxar o sistema nervoso, e a controlar o stress. O ácido pantoténico, também contido neste tipo de queijo, é uma vitamina que ajuda o corpo a responder ao stress e também auxilia as funções cerebrais.

 11.Vinho

Um copo de vinho tinto por dia ajuda a prevenir a depressão, ansiedade e o stress. O vinho melhora a circulação sanguínea e reduz a pressão arterial, entre outras coisas. O papel protector do álcool, especialmente do vinho tinto, branco e em menor medida da cerveja,  contra o stress é uma boa razão para tomar entre 2 e 7 copos de vinho por semana.

12.Caju

O caju é rico em magnésio (conhecido como o mineral anti-stress), que ajuda a relaxar o músculo liso dos vasos sanguíneos. O que causa esse efeito é o facto de o caju fornecer mais oxigénio para o cérebro, ajudando a evitar dores de cabeça e enxaquecas.

Foto: via Creative Commons 

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta