de folhas de jornal a verdadeiras obras de arte

Vivemos numa época dominada pela era digital. Para muitas pessoas o acto de ir ao quiosque comprar o jornal há muito deixou de fazer sentido, a preferirem ler as notícias diárias no tablet, pc ou mesmo no smartphone.

Felizmente ainda há alguns apaixonados pelo papel, que não abdicam do cheiro maravilhoso de um jornal acabado de imprimir, do prazer de ler as “gordas” a segurar a folha de jornal. Mas depois de lido o jornal, a pergunta põe-se: o que fazer com os jornais que se vão acumulando lá por casa? Se para a maioria das pessoas a resposta imediata seria “reciclagem, no ecoponto azul”, para a artista plástica Chie Hitotsuyama, as folhas de jornais são material de eleição para os seus maravilhosos projectos.

Chie Hitotsuyama aproveita as folhas de jornal para criar incríveis esculturas de animais, muitas delas feitas em tamanho real, com um nível de detalhe impressionante. A artista escolhe pedaços de papel, corta-os à medida, molha-os, para de seguida os moldar da forma pretendida.

Neste vídeo poderá conhecer melhor o espaço de trabalho desta fantástica artística japonesa, e nesta entrevista (em inglês) compreender todo o processo criativo desde o primeiro corte na velha folha de jornal até ao momento em que a escultura fica concluída.

Foto: Hitotsuyamastudio

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta