Primeiro autocarro 100% eléctrico já circula em Lisboa

autocarro-electrico

Chama-se ‘e.City‘ é 100% eléctrico e foi desenvolvido em Portugal pela CaetanoBus, do grupo Salvador Caetano. O novo autocarro eléctrico que entrou ao serviço da Carris, fez a sua viagem inaugural esta semana, ao sair das Portas de Benfica, pouco depois das 16h.

Até ao final do ano este protótipo estará em fase de testes e circulará em duas carreiras: no horário da manhã será o 706, a circular entre Cais do Sodré e Santa Apolónia, e, depois de devidamente carregado no terminal de Santo Amaro, passará de tarde a fazer a carreira 758, entre as Portas de Benfica e o Cais do Sodré.

A bateria do e.City tem uma autonomia de 70 quilómetros/hora e o carregador de 50 quilowatts, instalado na estação de Santo Amaro, fornece a carga total no espaço de cerca de uma hora e meia. A sua autonomia pode, porém, ser duplicada ou triplicada caso sejam utilizados carregadores diferentes.

O primeiro autocarro eléctrico da Carris possui três portas para saída, ao invés das duas dos autocarros a gasóleo e desliza silencioso e sem vibração.

Foto: Cláudio Delicado 

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta


Patrocinadores

css.php