Noruega: primeiro país a distribuir gratuitamente medicamento que previne VIH

truvada

Na luta contra uma das doenças mais mortíferas dos nossos tempos, o ministro da Saúde da Noruega, Bent Hoie, anunciou hoje que o país vai passar a distribuir de forma gratuita um medicamento que previne o VIH/SIDA.

O Truvada, nome comercial da profilaxia pré-exposição, apresenta uma taxa de eficácia que ronda os 90% na prevenção do vírus da imunodeficiência humana.

Segundo a Business Insider, o medicamento tem como objectivo reduzir de forma significativa o risco de infecção em pessoas seronegativas que estão expostas ao VIH, podendo ser especialmente útil por exemplo, para os trabalhadores da indústria do sexo, tantas vezes submetidos a políticas de não-utilização do uso do preservativo. Também as crianças descendentes de parentes seropositivos poderão ser beneficiadas por esta medida.

Estudos clínicos feitos a este medicamento têm demonstrado uma eficácia na redução do risco de infecção com valores de sucesso que variam entre os 92% e os 99%. Uma percentagem que representa uma imensa esperança na luta contra esta mortífera doença.

O fármaco já está a ser comercializado em países como os Estados Unidos, Canadá, França ou África do Sul, mas a Noruega é o primeiro país do mundo a avançar com a sua total gratuitidade, não só para os grupos de risco, como para a restante sociedade.

Foto: via Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta


Patrocinadores

css.php