Depois dos carros, Uber aposta em aviões eléctricos para facilitar o trânsito nas cidades

o futuro do transporte das cidades

E de repente os carros autónomos passaram a ser uma coisa do passado! A Uber anunciou que está a trabalhar num projecto que acredita ser o futuro das cidades: o Uber Elevate. A ideia foi apresentada como “aviação on demand” e baseia-se nos princípios da descolagem e aterragem vertical da aviação (VTOL).

A Uber acredita que o novo serviço, Uber Elevate, terá um enorme impacto no descongestionamento do tráfico das cidades do futuro, bem como diminuir os tempos de deslocação. Assim, os utilizadores da plataforma poderiam completar uma viagem que neste momento leva quase duas horas, em apenas 15 minutos.

“Tal como os arranha-céus vieram permitir às cidades um uso mais eficiente do espaço limitado, o transporte aéreo urbano irá usar o espaço tridimensional do ar para aliviar o congestionamento do tráfico em terra firme”, explica Jeff Holden, responsável por esta ideia inovadora da Uber.

A empresa quer apostar num “carro voador” sustentável alimentado a electricidade. Inicialmente os veículos serão conduzidos por pilotos, mas os responsáveis acreditam que num futuro (ainda um pouco longínquo, convenhamos…), este transporte poderá funcionar de forma totalmente autónoma.

Mesmo com a entrada das companhias low-cost no mercado, viajar de avião continua a ser um meio de transporte caro. Mas esta situação poderá mudar em breve, com a massificação destes “carros do futuro”. Os investigadores defendem que as infra-estruturas já existentes, como os heliportos, poderiam ser usadas ou em alternativa ser construídas “garagens” nos telhados dos inúmeros prédios das cidades.

E no futuro haverá faixas de rodagem nos céus, como em terra? A Uber não acredita nessa hipótese, aliás para a empresa essa é uma das mais valias do projecto, a não existência de “rotas fixas”, que permite adaptar às reais necessidades das cidades.

Fotos: Uber

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta


Patrocinadores

css.php