Na Escócia, uma eco-vila modelo faz as delícias dos seus “eco-habitantes”

A vida no paraíso é outra coisa

Combina as últimas tendências de sustentabilidade numa harmonia ambiental que a coloca num patamar próximo da perfeição. Como deveria ser uma eco-vila? Exactamente como esta.

Desenhada pelo atelier John Gilbert Arquitects, a Findhorn Ecovillage, situada em Findhorn, no noroeste da Escócia, impressiona quem a visita e corresponde inteiramente às expectativas dos seus habitantes.

Cada casa foi construída de forma a tirar o máximo partido da exposição solar, mas também é abastecida por energia eólica. Todos os conceitos de sustentabilidade relativos a organização no trabalho e no lazer foram adoptados, havendo espaços de co-working, mas também condições para trabalhar a partir de casa. Uma cozinha comunitária permite, a quem desejar, cozinhar para fora.

Construídas num terreno que pertencia a uma antiga fazenda, as casas encontram-se também equipadas com um sistema de aquecimento alimentado por uma bomba de ar quente que regula a temperatura ambiente com elevado grau de eficiência.

Em redor das casas há áreas de cultivo, mas os trabalhos no campo obedecem a todos os procedimentos que respeitam o meio ambiente. Nada de poluentes, nada de fertilizantes químicos. Ninguém ali quer viver segundo outras regras. A vida no paraíso é outra coisa.

Fotos: Tom_Manley via Gilbert-Architects

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta


Patrocinadores

css.php