Uma casa na árvore urbana

Luciano Pia, um arquitecto italiano, tem uma visão ecológica de como as pessoas e a natureza podem viver em harmonia numa paisagem urbana. Como tal, desenhou uma urbanização em Turim que é o exemplo vivo de como as pessoas e a natureza podem coabitar em simbiose num mesmo espaço.

25 Verde é um complexo de apartamentos de cinco andares que se funde com árvores luxuriantes e vigas de ferro, que conferem aos habitantes a sensação de morar numa casa da árvore urbana gigante.

Cada parte do edifício foi projectada com a integração natural em mente. A forma orgânica e assimétrica das varandas e terraços permite que as árvores se expandam para fora da fachada do edifício em intervalos irregulares.

As lagoas do pátio oferecem um local refrescante para os condóminos relaxarem no verão e as 150 árvores de folha caduca permitem que a luz penetre no edifício durante os meses mais escuros e impedem a sua entrada nos meses mais quentes.

Adicionalmente, as árvores ajudam a filtrar o ar da cidade e isolam os moradores dos cheiros e sons envolventes. O projecto ficou concluído em 2012 e está localizado no número 25 da Via Chabrera, em Turim.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta