frascos-de-vidro

Certamente que tem lá por casa alguns frascos de conserva que já não utiliza que estão a ocupar espaço. Uma solução poderia ser reciclá-los. Contudo, estes frascos podem ser reutilizados como objecto de decoração ou de arrumação, podendo ter assim uma nova vida. Deixamos-lhe aqui 11 ideias para reutilizar os seus frascos.

1.Conservar alimentos

Esta é a utilização mais banal e a principal finalidade dos frascos de conserva. Porém, actualmente muitos dos produtos que se compram vêm em recipientes de plástico. Depois de abertos estes produtos ou alimentos tendem a estragar-se rapidamente se ficarem no recipiente de plástico, uma vez que as embalagens tendem a não ter um isolamento totalmente eficiente. Assim, opte por transferir os produtos dos recipientes de plástico para os frascos de vidro que tem guardados.

2.Suporte para velas

Gosta de ter velas ao ar livre mas é um problema mantê-las acesas? Coloque-as dentro de um frasco de vidro (sem a tampa) e utilize-o como suporte. Tenha em atenção se o frasco suporta o calor – surpreendentemente, uma pequena vela pode aquecer bastante. Desta forma não só vai impedir que a vela se apague como também reduzir o risco de potenciais incêndios. Se adicionar correntes aos frascos pode até pendura-los ou transformá-los em pequenos candelabros.

3.Terrários e vasos

Para transformar os frascos inutilizados em vasos terá de lhes fazer um pequeno furo no fundo para que a água possa escoar, daí que deverá estar familiarizado com o manuseamento do vidro. Caso não esteja pode procurar sempre um profissional que lhe fure os frascos. É uma óptima opção para aqueles que gostam de ver não só a planta a crescer mas também as raízes. Os frascos de vidro são também uma boa opção para criar o seu próprio terrário e ver um pequeno ecossistema crescer.

4.“Caixas” de costura

Em de comprar uma caixa de costura, por que não fazer a sua própria? Os frascos vazios podem ser reutilizados e transformados em frascos de costura. Separe as linhas por cores em frascos diferentes, junte os dedais, as agulhas e todos os acessórios de costura e coloque-os em frascos. Ao colocar estes objectos num frasco transparente será sempre fácil saber onde estão as coisas.

5.Utensílios de cozinha

Em vez de comprar pequenas formas para os seus bolos e doces, utilize os frascos vazios (os mais pequenos) como recipiente. Caso os pretenda utilizar para cozinhar bolos tenha atenção à resistência do frasco ao calor do forno.

6.Recipiente para especiarias

Utilize os frascos vazios para guardar especiarias. Vai evitar que estas entrem em contacto com o ar e humidade e dar um ar mais colorido e rústico à sua cozinha.

7.Recipiente para sementes

Está farto de guardar as sementes e os grãos nas embalagens de plástico e andar para trás e para a frente com molas para os fechar? Coloque então estes alimentos em frascos que não usa. Evita o contacto com o ar, com a humidade e conseguirá identifica-los mais facilmente. Poderá utiliza-los ainda como elementos de decoração na sua cozinha já que o colorido das sementes confere uma nova dinâmica ao espaço.

8.Utensílios de escritório

Não compre latas para guardar as suas canetas e lápis. Dê uma nova vida aos seus frascos e utilize-os para guardar o material de escritório.

9.Recipiente para rebentos

Pode também utilizar os frascos de vidro para cultivar os rebentos que utiliza na sua alimentação.

10.Jarras

Em vez de comprar jarras converta os frascos de vidro em jarras. Pode decorá-las com colagens ou pode pintá-los.

Foto: via Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta