sensação de movimento e vibração.

O PAD, um atelier francês de arquitectos, criou uma nova fachada para a sede da Beneteau, construtora internacional de iates. Localizado em Givrand, na França, o edifício está envolvido numa fachada protectora branca perfurada, que impede perdas de energia do interior.

A fachada foi fabricada num material resistente ao calor chamado HI-MACS. Os arquitectos escolheram este material pelas suas propriedades versáteis que permitiram criar um padrão ondulado na estrutura, que representa o logótipo da empresa.

A estrutura protectora está acoplada a postes de metal que envolvem o edifício e suportam a fachada. Ao escolherem um material flexível para o projecto, os arquitectos puderam atender às necessidades da empresa. Assim, a fachada serve três propósitos: mantém o edifício interior isolado das temperaturas mais elevadas nos meses mais quentes, reduz a perda de energia devido à radiação e permite uma maior penetração da luz natural no espaço.

A forma ondulada, criada através do relevo das aberturas, confere ainda ao projecto uma sensação de movimento e vibração.

Foto: PAD

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta