ponte reciclada

O atelier de arquitectura Ro-Ad desenhou uma ponte flutuante e altamente sustentável em Ravelijn, Holanda – a ponte liga os visitantes e turistas à ilha-fortaleza homónima. A ponte assume uma outra abordagem à arquitectura, uma vez que ela flutua.

A infra-estrutura é mais um caminho do que uma verdadeira ponte – ela recupera, aliás, o antigo caminho percorrido pelos barcos, quando a fortaleza estava activa. O objectivo, claro, é o mesmo: levar as pessoas até a fortaleza, de forma elegante e integrada na paisagem, e servir de saída de emergência para ligar à cidade.

A ponte conta com uma estrutura em accoya, uma madeira tratada e modificada que é ideal para utilização ao ar livre e aplicações que requerem durabilidade. Ela é resistente à decomposição fúngica, assim como aos efeitos do inchaço e encolhimento devido ao contacto com a água.

De acordo com o arquitecto do projecto, Ad Kil, a ponte foi desenhada para ser facilmente desmontada e reciclada. Por outro lado, não deve requerer grande manutenção. Caso seja necessário, porém, ela será facilmente efectuada.

Com 80 metros de tamanho, a ponte Ravelijn demorou três meses a ser construída e deverá durar cerca de 25 anos.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta