NexusHaus está um patamar acima da inovação

Casas sustentáveis já existem algumas, mas esta apresenta níveis de eficiência notáveis. Concebida por estudantes universitários, a NexusHaus está um patamar acima da inovação.

A NexusHaus foi projectada com o objectivo de pôr em evidência os custos das moradias tradicionais nas grandes cidades, daí que tenha concentrado todas as funcionalidades possíveis relacionadas com sustentabilidade. A eficiência energética seria a competência a considerar em primeiro lugar, logo seguida da reciclagem. A possibilidade de produzir alimentos foi a cereja no bolo.

O projecto da NexusHaus foi desenvolvido por estudantes da Universidade de Munique, em parceria com estudantes da Universidade do Texas. O protótipo, desenvolvido para um concurso internacional, foi feito com materiais sustentáveis e sistemas eficientes para a produção de energia e uso da água. Coberta com painéis solares, esta moradia obtém toda a energia de que necessita para iluminação, alimentar electrodomésticos, aparelhos electrónicos, ar condicionado e até o abastecimento de um carro eléctrico.

Equipada com uma cisterna para captação de água da chuva e um sistema de filtragem, a casa torna a água que assim recolhe própria para consumo. A que é possível reutilizar segue para a máquina de lavar, pia, chuveiro, ou irrigação da área de cultivo.

O sistema de aproveitamento de água para rega é tão eficiente que pode economizar até 90% de água que em regra se utiliza no plantio tradicional. Por ser totalmente fechado, ainda evita o descarte de efluentes no meio ambiente.

Foto: NexusHaus

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta