Um aquário inteligente que se limpa sozinho

Limpar aquários é uma tarefa que aborrece muitos donos de peixes. Mas esta pode ser uma tarefa do passado, pois uma jovem designer britânica inventou um aquário que nunca precisa de limpeza, assim como também não é necessário mudar a água nem o filtro. É apenas necessário repor a água que vai evaporando naturalmente e alimentar os peixes.

Este é o conceito criado pela estudante da Loughborough University, Suzy Shelley. O aquário chama-se Avo e tem uma capacidade de 15 litros, estando equipado com uma tecnologia que permite aos peixes, plantas e bactérias trabalhar em conjunto para criar um ecossistema equilibrado.

O fundo do aquário está em constante movimento, o que permite reciclar as velhas bactérias em alimento para as plantas que crescem no aquário, criando espaço para as novas bactérias prosperarem. “A amónia, nitrito e nitrato são naturalmente removidos da água, o que significa que a água nunca necessita de ser mudada”, indica a estudante.

O aquário possui uma lâmpada LED inteligente optimizada para a fotossíntese e crescimento das plantas, que permitem manter a água limpa. A lâmpada torna-se vermelho suave de manhã, branca durante o dia e azul à noite. O aquário foi concebido para peixes tropicais, com uma temperatura de água constante, 27 graus Celsius. As plantas estão dispostas em sete vasos para que sejam de fácil manutenção e movimentação, o que permite mudar o visual do tanque.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta