Portugal está a importar lixo de Itália

lixo

Sexta-feira chegaram a Portugal mais de 2 500 toneladas de lixo proveniente de Itália. É o primeiro lote de um total de 20 mil toneladas que o país vai receber ao longo de um ano.

Os resíduos oriundos de Campânia, uma região do sul de Itália que acumula seis milhões de toneladas de resíduos há vários anos, sem conseguir dar-lhes vazão seguiram para um aterro, onde serão eliminados. O primeiro lote de um total de 20 mil toneladas chegou a Portugal num cargueiro que atracou em Setúbal e deixou os ambientalistas de sobreaviso.

”Portugal deve obviamente estar alerta”, disse à RTP Francisco Ferreira, Presidente da Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável. “As fontes que contactámos disseram-nos que nunca uma quantidade tão grande tinha entrado efectivamente no país”.

O ambientalista considera que “como se trata de uma situação excepcional, e de uma primeira situação, é fundamental que haja um acompanhamento mais detalhado das autoridades portuguesas”. No entanto ao que a RTP apurou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) – que autoriza estes movimentos – não informou a Inspeção-Geral do Ambiente sobre esta operação nem inspecionou os resíduos que deram entrada em Portugal.

Depois de lançada a polémica o Ministério do Ambiente veio entretanto assegurar que os procedimentos de inspeção já foram desencadeados.

O Ministério do Ambiente informou também que este processo “se rege por rigorosos princípios e normas estabelecidos por regulamento comunitário e que foi neste enquadramento que o lote dos resíduos em questão obteve prévia autorização por parte da APA”.

Foto: via Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta


Patrocinadores

css.php