Toronto: autocarro leva vegetais frescos a zonas sem comércio

Os autocarros que vendem vegetais

Com 5,5 milhões de habitantes, a área metropolitana de Toronto é uma das maiores da América do Norte. Com esta dimensão, é normal que existam áreas da cidade sem comércio, o que obriga os residentes a pegarem no carro e circularem vários quilómetros para fazerem compras banais.

Para piorar o cenário, muitos dos subúrbios da cidade foram desenhados nos anos 50 – como o de centenas de cidades do continente, na verdade –, assumindo que as pessoas poderiam rapidamente chegar a grandes superfícies, através do seu carro.

Com o crescimento populacional, muitas destas áreas ficaram isoladas em termos de acesso a comércio, sendo que muitos dos residentes confiam nos transportes públicos para fazerem as suas compras, o que não é muito prático.

Para contornar o problema, a cidade autorizou a colocação de autocarros remodelados que vendem vegetais e frutas. Denominados Food Share, estes autocarros gozam de grande mobilidade e podem acabar com as longas e estafantes viagens dos cidadãos até aos supermercados.

Os autocarros foram doados pela Toronto Transit Commission e remodelados pela LGA Architectural. Os alimentos são orgânicos – podem ser mais caros, mas existe a garantia de que são deliciosos e nutritivos. Conheça os autocarros – poderá esta ideia ser replicável, por exemplo, em Lisboa ou Porto?

Fotos: Laura Berman / Architecture Lab

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta


Patrocinadores

css.php