Para proteger a costa oceânica e os ecossistemas marinhos, Canadá vai investir €1,5 mil milhões

justin-trudeau

1,5 mil milhões de euros é o montante que o Canadá vai investir para proteger o litoral do país e os ecossistemas marinhos, nomeadamente da poluição dos hidrocarbonetos.

Num anúncio feito pelo primeiro-ministro, Justin Trudeau declarou que o país fará assim um significativo investimento financeiro neste sentido, uma vez que “o Canadá tem a maior extensão costeira do mundo e não é segredo que não fazemos o suficiente para a proteger.”

Com o desenvolvimento económico os riscos de poluição na zona aumentam significativamente, daí que o governo do país esteja a apostar em medidas preventivas para proteger os ecossistemas, e a dotar os serviços com capacidade de resposta rápida, em caso de emergência ambiental.

A oposição do governo, defende no entanto, que o plano apresentado para a protecção do litoral do Pacífico, Atlântico e Ártico poderia ir ainda mais longe. “É preciso interditar imediatamente e de forma permanente os petroleiros ao longo da costa da Columbia Britânica, no oeste do país”, alerta Fin Donnelly, deputado responsável da área da pesca e dos oceanos do Novo Partido Democrata, de esquerda.

O dinheiro será gasto ao longo de cinco anos, a partir de 2017-18 e inclui financiamento para criar um sistema de segurança marítima, restaurar os ecossistemas marinhos e utilizar novos métodos e pesquisa para limpar derramamentos de petróleo.

Foto: Darryl Dyck

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta


Patrocinadores

css.php