Plataforma web para gestão da água une Portugal, Espanha, França e Andorra

douro

A Universidade Politécnica de Valência (UPV) está a desenvolver uma plataforma web para a gestão integral dos recursos hídricos durante a estação seca no sudoeste, que engloba Portugal, Espanha, Andorra e parte de França. O projecto insere-se no programa europeu Aguamod.

Uma vez aplicada a Directiva Quadro da Água, é necessário reforçar a cooperação dos gestores e utilizadores dos recursos hídricos, através do desenvolvimento de metodologias conjuntas multidisciplinares, a aplicar em todas as bacias do sul da Europa – estas são as directrizes europeias para a gestão dos recursos hídricos a que a criação desta plataforma web pretende dar seguimento.

Este projecto, que conta com o professor Javier Paredes como investigador principal pelo centro de Valência, é coordenado pelo Centro Nacional de Investigação Científica (França) e abrange nove parceiros de três países europeus. Por Portugal, participam o Instituto Superior Técnico (IST) e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV).

Com a duração de três anos, o projecto prevê, numa primeira fase, a recolha e análise de dados ambientais e socioeconómicos. Posteriormente, será feita uma avaliação socioeconómica dos recursos hídricos, a que se seguirá o desenvolvimento de modelos de disponibilidade e gestão dos recursos hídricos. Só depois estarão reunidas as condições para a criação da plataforma web.

Foto: via Creative Commons 

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta


Patrocinadores

css.php