15 animais amorosos mas fatais

Há animais inofensivos, feios e bonitos, e depois há os animais que, apesar da sua aparência angelical, podem ser-nos altamente letais. A começar, claro, no próprio homem, que excluímos desta lista.

Entre os animais mais mortais para o Homem encontram-se o peixe-balão, que até parece colorido e simpático mas é o segundo animal vertebrado mais venenoso do mundo. Veja a lista e respectiva explicação.

1.Peixe-balão

É o segundo animal vertebrado mais venenoso do mundo e, se alguém for mordido por uma destas criaturas, vai morrer sufocado, já que o seu veneno paralisa o diafragma. E não existe antídoto contra essa toxina fatal.

2.Lémur Nycticebus

Este lémur é o único mamífero venenoso do mundo, exalando uma toxina bastante perigosa pelos cotovelos. Sim, cotovelos.

Quando se sente ameaçado, o Nycticebus leva o cotovelo à boca e mistura essa toxina com a sua saliva para, depois, lamber algumas partes do próprio corpo. Assim fica mais fácil de o veneno entrar em contacto com um predador. O simples acto de nos encostarmos num destes animais pode causar-nos morte por ataque anafilático.

3.Alce

Os alces não são muito bonitos, é verdade, mas parecem calmos, prazenteiros e bonacheirões. Nada mais falso: quando incomodados, eles agridem violentamente os humanos e, na verdade, atacam mais pessoas por ano que os ursos, sobretudo quando os seus filhotes estão em perigo.

4.Grandes felinos

Podem parecer uma versão aumentada do nosso animal de estimação, mas não nos devemos esquecer que os humanos fazem parte do menu de quase todos os grandes felinos.

5.Casuar

Esta ave colorida, cujo habitat natural é na Austrália e na Papua-Nova Guiné, é bastante agressiva e, quando se sente ameaçada, ataca suas vítimas com um objectivo: devorar as suas vísceras. Ou seja: não provoque.

6.Polvo-de-anel-azul

Este polvo é pequeno mas, também, um dos mais venenosos animais do mundo. Vive na região das marés, entre a Austrália e o Japão, e é frequentemente encontrado por humanos. Quando se sente ameaçado, morde.

7.Urso

Os ursos estão entre os carnívoros mais perigosos e os animais que mais caçam e matam seres humanos. Ponto final parágrafo.

8.Rã-do-Dardo-Dourado

Esta conhecida e carismática rã é uma das mais venenosas criaturas da Terra.

9.Papa-formigas gigante

Que mal nos poderá fazer um animal que se alimenta de formigas? Muito. Eles são bastante grandes e suas as garras são extremamente afiadas, capazes de matar uma pessoa com um só golpe.

10.Glutão

Esta doninha é extremamente agressiva – como qualquer fã dos X-Men pode confirmar. Tem umas mandíbulas poderosas e pode matar uma presa tão grande como um alce e roubar comida a lobos e ursos. Chapeau!

11.Choco de Pfeffer

Apesar de charmoso e colorido, este animal é perigoso. Raramente encontra humanos, mas o seu veneno é extremamente tóxico e pode ser tão letal como o do polvo-de-anel-azul.

12.Foca-leopardo

Ela encontra-se no topo da cadeira alimentar do seu habitat, a Antárctica, e é um dos predadores que não queremos encontrar no mar.

13.Monstro-de-gila

Este animal com nome de doçaria é um dos mais venenosos lagartos do mundo e o maior lagarto nativo dos Estados Unidos. O seu veneno pode ser fatal para o ser humano.

14.Elefante

São conhecidos por serem fofos e simpáticos? Sim, por vezes. Mas eles podem ser bastante agressivos quando se sentem ameaçados. Os elefantes são conhecidos por apresentarem rompantes inesperados de raiva e pelo temperamento rancoroso e vingativo. Na Índia, há frequentes registos de pessoas que são mortas por esses animais.

15.Macacos e primatas

São os animais com mais semelhanças com os seres humanos, o que significa que nos podem transmitir muitas doenças. Uma simples mordidela de um macaco pequeno pode transmitir o vírus da hepatite C. Já os macacos grandes, como orangotangos e chimpanzés, são capazes de estrangular seres humanos quando se sentem ameaçados.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta