Líbano: caverna das três pontes transforma-se em cascata durante o Verão

Uma caverna que se transforma em cascata no verão

Apesar das várias guerras, que nas últimas décadas, têm assolado o Líbano, existem várias belezas naturais no país que permanecem intocadas. A Caverna das Três Pontes, como é popularmente conhecida, é uma delas.

Localizada em Tannourine, a Baatara George Waterfall, nome oficial da caverna, é uma formação rochosa calcária que foi esculpida ao longo de milhões de anos pela água das imediações que durante o verão descongela. Como tal, durante a estação quente, a caverna transforma-se em cascata e atrai bastantes turistas ao local.

As águas provêm das neves do Monte Líbano e caem para um abismo de 250 metros. Estima-se que a caverna tenha cerca de 160 milhões de anos, datando do Período Jurássico. Ao longo destes milhões de anos, as águas que escorrem naturalmente para dentro da caverna formaram três pontes rochosas, daí o nome do local.

A formação foi descoberta em 1952 pelo bio-espeleologista Henri Coiffait. Em 1988, uma experiência com corante fluorescente revelou que a água do abismo emerge do subsolo de a partir de uma nascente perto da localidade de Mgharet al-Ghaouaghir. Veja algumas fotos do local!

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta


Patrocinadores

css.php