Fenómeno natural tinge de rosa o “Mar Morto” da China

'Mar Morto’ da China

Na cidade chinesa de Yuncheng, na província de Shanxi, existe um lago cujo grau de salinidade é tão elevado que o reservatório é conhecido como o ‘Mar Morto’ da China. Com o mesmo nome da cidade que o alberga, o lago de Yuncheng é já uma das principais atracções turísticas da região e nos últimos dias tem recebido mais visitantes que o normal devido ao fenómeno natural que tingiu as suas águas de cor-de-rosa.

O fenómeno é provado por microalgas que libertam carotenóides para as águas do lago. Este tipo de microalgas consegue tolerar condições salinas extremas e são frequentemente encontradas em campo de sal marinho.

Quando o grau de salinidade no lago é superior à salinidade média da água do mar e quando as temperaturas são mais elevadas e existem boas condições de luminosidade, estas algas começam a produzir betacaroteno, que confere um aspecto rosado às águas.

Depois de saberem do fenómeno, turistas e residentes da região acorreram ao lago para presenciar o fenómeno. Veja aqui algumas das fotos das águas rosa tiradas pelos visitantes do lago.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta


Patrocinadores

css.php