5 perguntas a… Joana Seixas

joana-seixas

Começamos hoje uma nova rúbrica aqui no Green Savers. Todas as semanas vamos entrevistar personalidades conhecidas de todos nós com cinco perguntas de resposta rápida. Queremos saber quais as suas preocupações ambientais, quais os hábitos “verdes” que têm no seu dia-a-dia e mostrar que a mudança está mesmo na mão de todos nós!

Como primeira convidada temos a actriz Joana Seixas. Defensora de causas ambientais, a actriz é também apaixonada por um projecto educativo muito especial, Casa Verdes Anos, que tem como filosofia permitir às crianças desenvolverem uma relação privilegiada com a Natureza, promovendo a alimentação vegetariana e biológica e a brincadeira livre.

1 – O que lhe pesa mais na consciência, comer um bife ou usar o carro quando podia deslocar-se de transportes públicos?

Olho para essas duas questões de maneira bem diferente, mas sem dúvida que a que me pesa mais é usar o carro por ser uma inevitabilidade na minha vida, para trabalhar terei sempre que o usar, mas claro se houvesse uma boa rede de transportes e mais ciclovias poderia reduzir bastante o seu uso, ando já com ideias de ter um carro eléctrico, ou parcialmente eléctrico. Quanto ao bife se o comer é por opção não por imposição, e portanto opto por comer muito poucas vezes, e quase sempre que o faço tenho cuidado com a sua origem e a forma como foi produzido.

2 – Qual a espécie protegida a que daria o primeiro abracinho se pudesse?

É mesmo difícil escolher uma… a biodiversidade é tão interessante que escolher só uma é complicado, mas para dar um abraçinho mesmo a medo, talvez a um Panda.

3 – Diria que a sua pegada ambiental é mais do género “pezinho de princesa”, ou “bota de biqueira larga”?

Sem dúvida que olhando à minha volta sou mais do género pezinho de princesa, mas todos os dias tento contaminar alguém com esse inconformismo perante o que está a acontecer ao ambiente e tornar mais leve a pegada das pessoas mais próximas.

4 – Quais são os seus sete pecados ambientais?

Andar muito de carro

Adorar viajar para longe (andar bastante de avião)

7 pecados?

Comprar alguma roupa não sustentável

E sapatos…

Andar de carro e viajar, já disse 7?

5 – O que reciclaria na sua vida?

O Tempo (para ter sempre muuuito tempo)

Foto: José Pinto Ribeiro

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta


Patrocinadores

css.php