Poderá Portugal ser o próximo destino da Tesla?

tesla_jeff-cooper

A gigante fabricante de baterias e carros eléctricos Tesla quer expandir o seu negócio para a Europa, e Portugal está na corrida para ser tornar casa europeia da “Gigafactory” da gigante do ramo automóvel.

No próximo ano, a Tesla Motors irá decidir ao certo o local para instalar a fábrica que produz baterias e carros eléctricos. A Península Ibérica surge assim com fortes possibilidades de receber a empresa comandada por Elon Musk, já que “pela quantidade de horas de sol anuais, estará entre os destinos preferenciais para receber este novo investimento caso a empresa norte-americana queira replicar a fábrica fotovoltaica que instalou no telhado da sua outra mega fábrica em construção em Sparks, no Nevada”, avança o jornal Faro de Vigo.

Segundo o Jornal de Negócios, a Tesla está em conversações com as mais altas entidades oficiais de Portugal, tendo havido já troca de impressões com o Governo liderado por António Costa.

Um dos mais importantes trunfos para o nosso país para o avançar deste negócio está nas explorações mineiras de lítio. Aliás, Portugal é actualmente um dos mais exportadores de lítio, material de extrema importância para a produção de baterias para os carros eléctricos.

Com a garantida dada recentemente por Elon Musk, que a longo prazo, a Tesla apostaria mais tarde ou mais cedo na criação de duas ou três fábricas europeias de automóveis e baterias, a ideia de que Portugal poderá acolher esta imensa infra-estrutura anima desde logo os mais esperançosos.

França, Holanda, Espanha e alguns países da Europa de Leste estão na luta para acolher a segunda “Gigafactory” da Tesla. Em breve o Nevada, EUA, irá acolher mais uma fábrica da gigante eléctrica, numa infra-estrutura com nada mais nada menos que uma área equivalente a 262 campos de futebol. Até 2020 o investimento feito nestas instalações ascenderá os 5 mil milhões de euros e irá empregar perto de 10 mil pessoas.

Foto: Jeff Cooper via Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta


Patrocinadores

css.php