Uma praça em forma de borboleta

Butterfly Square, uma praça em forma de borboleta que absorve energia solar através de telhados verdes. A praça foi projectada para o concelho sueco de Halland.

Atravessada por uma zona pedestre, a praça é composta por seis edifícios, dispostos em forma de asas de borboleta aberta. Os edifícios são revestidos com uma vasta de materiais simples produzidos a partir de madeira e vidro.

Fortemente ajardinada, com telhados verdes e zonas de cultivo, a Butterfly Square foi concebida à maneira de parecer uma extensão do parque verde que existe naquela zona. Para criar um espaço mais pedestre e apropriado para as crianças, os arquitectos criaram um parque de estacionamento subterrâneo. Além do espaço de lazer e de comércio, existe um anfiteatro coberto por um telhado verde para actividades culturais.

Os abundantes telhados verdes vão servir de habitat a aves e insectos e um dos principais objectivos é a plantação de uma rara planta local para atrair borboletas gigantes, que estão ameaçadas. Os telhados verdes estão também equipados com painéis solares para imitar a forma como as borboletas obtêm energia solar a partir das asas.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta