Quer conhecer a Terra vista do espaço? A ESA ajuda com um mapa detalhado dos lugares até agora desconhecidos

terra_-esa

Foi hoje anunciado pela Agência Espacial Europeia (ESA) o lançamento de um mapa cartográfico que mostra em detalhe alguns dos locais mais remotos do planeta Terra.

E se pensa que apenas conseguirá ver os grandes centros urbanos, desengane-se. Graças às cerca de 180 mil imagens de alta resolução tiradas por satélites alemães, TerraSAR-X e TanDEM-X, será possível ver lugarejos distantes da confusão das grandes cidades.

Com as 180 mil imagens agora disponibilizadas com qualidade de detalhe cerca de cem vezes superior ao satélite Landsat, usado habitualmente para recolher dados em centros urbanos, será possível descobrir lugares até agora desconhecidos.

E qual a utilidade prática para esta informação agora disponibilizada pela Agência Espacial Europeia? “Antes não dispúnhamos de todas as aldeias nas zonas rurais. Estas podem ser a chave para a compreensão da distribuição geográfica, de vectores de doenças ou para analisar a pressão sobre a biodiversidade”, explica Thomas Esch, do Centro Aeroespacial Alemão, à agência de noticias EFE.

Apelidado de Global Urban Footprint, Pegada Urbana Global, o mapa pode ser consultado de forma gratuita através da Plataforma de Exploração Temática Urbana (U-TEP) da ESA.

Foto: European Space Agency / Creative Commons 

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta


Patrocinadores

css.php