Arroios vai distribuir cinzeiros e porta-beatas pela Junta de Freguesia

beatas-rua

24 cinzeiros de grandes dimensões e mil porta-beatas individuais serão distribuídas nos próximos dias pela Junta de Freguesia de Arroios. As embalagens serão entregues gratuitamente pela freguesia para sensibilizar os habitantes da freguesia para as questões ambientais.

Por toda a cidade vemos centenas e centenas de beatas acumuladas em qualquer canto da estrada ou do passeio. Este acto involuntário para tantos, tem um elevado impacto ambiental. “As beatas não são biodegradáveis e, por isso, queremos sensibilizar os fumadores para terem comportamentos responsáveis”, explica Margarida Martins, presidente da Junta da Freguesia de Arroios.

O projecto que agora entra em vigor foi ideia de uma moradora da freguesia, sendo o grande vencedor do Orçamento Participativo de Arroios. O projecto conta ainda com a participação da Portugal sem Beatas, iniciativa que com regularidade lança actividades para recolher beatas pelo nosso país.

Em espaços como o Largo do Intendente, o Jardim Constantino, a Rua Passos Manuel, a Praça José Fontana (em frente ao liceu Camões) e junto aos mercados 31 de Janeiro, Forno de Tijolo e de Arroios serão instalados estes equipamentos para que as pessoas possam despejar as beatas nos contentores.

Numa fase posterior as beatas serão recolhidas de forma selectiva, ou seja, sem se misturarem com o restante lixo, para que possam ser reutilizadas. No futuro, as beatas recolhidas ganharão nova vida por exemplo como passadeiras de praia, entre outras possibilidades de reciclagem.

O projecto “O Cinzeirão” será apresentada esta sexta-feira, pelas 11 horas, na sede da Junta de Freguesia de Arroios.

Foto: via Creative Commons 

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta


Patrocinadores

css.php